Monitorando o HD/SSD com Onerous Disk Sentinel

Uma boa parcela dos usuários não tem o gown de verificar a temperatura e nem a “saúde” do seu HD/SSD, e com essa nova criptomoeda que utiliza SSD e HD para mineração, é bom saber se você vai precisar comprar um novo dispositivo de armazenamento, pois se seguir o exemplo das GPUs, o preço por GB deve aumentar muito. Pensando nisso, resolvemos trazer a informação de um programa para isso, e pode ficar tranquilo, como você já deve ter visto na thumb, ele possui uma interface gráfica de fácil utilização.

O Onerous Disk Sentinel (HDSentinel) é um programa de monitoramento para dispositivos de armazenamento de dados, como SSDs, SSHDs (unidades híbridas), NVMe, matrizes RAID e caixas RAID externas, cartões SD industriais (micro), drives NAS e pendrives. Ele fornecerá a temperatura atual, a temperatura máxima que o dispositivo atingiu, a efficiency do dispositivo (em %) e a saúde desse dispositivo (também em %).

Como mostrado na imagem acima, ele também informa o pace que o dispositivo ficou ligado durante toda sua vida, além de dar uma estimativa para o fim da vida útil. Apesar de estar em inglês (nada que um tradutor não resolva), ele possui um espaço reservado para as informações atuais do dispositivo, como também para disponibilizar hyperlinks referentes com algum erro que o dispositivo encontrar.

(*1*)

Acreditamos que ele possa informar comandos para corrigir possíveis erros encontrados, mas não achamos informações sobre isso, então no momento é só uma suposição. Um outro recurso que ele possui é, a possibilidade de deixar um widget na barra/gaveta de notificações, onde será mostrada a temperatura do disco onde o sistema está instalado.

(*5*)

Nós estaremos disponibilizando esse programa em nosso repositório, mas ele possuirá um nome diferente do pacote da AUR, já que na AUR ele foi dividido em dois, um pacote só com o programa CLI (terminal), e outro só com a interface gráfica.

Repositório do weblog

Modo gráfico: procure o hdsentinel-gui no Pamac, marque para instalar e clique em aplicar.

  • (*7*)(*18*)Marcar e aplicar a instalação.
  • (*18*)Confirmar a instalação.
  • (*18*)Digitar a senha para a instalação.

Após digitar a sua senha de usuário e confirmar a instalação do pacote, você poderá acompanhar tudo o que está sendo feito no processo de instalação, clicando na seta ao lado do botão Aplicar.

  • (*10*)(*18*)Clique na seta ao lado de aplicar para acompanhar a instalação.
  • (*18*)Progresso e conclusão da instalação.

Terminal: make the most of um dos comandos abaixo conforme o seu gerenciador de pacotes preferido.

Pamac

pamac set up hdsentinel-gui

Pacman

sudo pacman -S hdsentinel-gui

Ao iniciar o programa é necessário digitar a sua senha de usuário para que ele tenha acesso as informações dos dispositivos de armazenamento do sistema. Para minimizar o programa para a barra/gaveta de notificações, você deve clicar em Document no menu do programa, e depois em Decrease Device Tray.

(*3*)


Caso algum programa que você goste ainda não tenha uma versão para Manjaro, por want, escreva nos comentários o nome do programa que iremos procurar por algum equivalente ou, se possível a portabilidade para Manjaro, entraremos em contato com desenvolvedores.

Por want, não deixe de compartilhar nas redes sociais as publicações deste weblog, pois nosso incentivo para produzir um conteúdo bacana é saber que estamos ajudando pessoas a conhecer cada vez mais as funcionalidades dessa maravilhosa distro Linux.

Nos acompanhe: